CURIOSIDADES

quinta-feira, 21 de março de 2019


Para competir no Badminton é necessário ter explosão, ótimo reflexo e coordenação motora. A peteca chega a alcançar quase 300 km/h. É mais rápida que o saque de tênis. Em cerca de 20 segundos, chega-se a bater na peteca entre 40 a 50 vezes.


Badminton exige constante ação de alta concentração, corridas, saltos, viradas, alongamentos, corridas para trás, etc. Durante uma partida chega-se a correr quase 2 km.

Nas Olimpíadas de Barcelona teve a segunda maior audiência, perdendo só do basquete. A Ásia inteira estava ligada na peteca. Calcula-se que cerca de 1,1 bilhão de pessoas assistiram aos oito dias de competição via satélite.

 As petecas podem variar sua velocidade em diferentes regiões do planeta. Dependendo de fatores como umidade do ar e temperatura, cada peteca poderá voar mais rápida ou lenta. “Sendo assim teremos um ajuste “para dentro” na angulação das penas para um aumento de velocidade e um ajuste” para fora pra uma velocidade menor.

Os melhores países do mundo em Badminton são a Indonésia e a China, tendo os dois juntos conquistados 70% de todos os eventos da IBF. Os atletas da Indonésia lideram o ranking da IBF.

O Badminton é o esporte de raquete mais rápido mundo, exigindo reflexos rápidos e ótimo condicionamento físico. Durante uma partida de alto nível, chega-se a correr aproximadamente 1,6 km.

As penas de ganso são usadas para petecas de alta qualidade por causa da sua durabilidade, mas muitas pessoas que jogam nas ruas de países como a Indonésia ou Malásia usam petecas feitas de penas de galinha.

São usadas 16 penas de ganso para fazer uma peteca. Existe uma lenda que de cada ganso pode-se retirar apenas três penas, e estas têm que ser da asa esquerda, já que supostamente o ganso dorme do lado direito, amassando assim suas asas.


Poucos esportes requerem tanta ação concentrada como o Badminton. Para se ter uma ideia, no Tênis a bola fica em jogo durante 8% do tempo e no futebol americano, das duas horas de duração da partida, a bola fica em jogo apenas 14 minutos. No Badminton a peteca fica em jogo 45% do tempo total.

 Desde a entrada da modalidade no programa olímpico, em 1992, apenas uma medalha não foi ganha pela Coréia do Sul, China e Indonésia. O feito foi do dinamarquês Poul Hoyer-Larsen, que venceu o torneio de simples masculino em 1996, em Atlanta, nos Estados Unidos.

Birdie é o nome dado à peteca nos países anglo-saxões.

0 comentários:

Postar um comentário